Como fazer SHIPLAP simples e fácil para transformar sua parede

By Luiz Fernando - 10/31/2023 04:57:00 PM

Essa é uma ideia fácil e barata para transformar aquela parede sem graça da sua casa. Vamos mostrar como você pode fazer um shiplap em mdf que vai dar vida para sua parede, como fizemos em nosso quarto. Vem com a gente:

Passo 1: prepare as tábuas em MDF

Comece pensando nas tábuas de MDF, tamanho, largura e espessura. No nosso projeto usamos tábuas em 1,35 centímetros de altura, 11 centímetros de largura e 3 mm de espessura. Compramos uma chapa inteira em uma loja de marceneiro da nossa cidade e pedimos para cortar 25 tábuas. 


Passo 2: Planejamento prévio

Antes de começar a colar, faça uma prévia da disposição das tábuas na parede para evitar surpresas indesejáveis. Usamos palitos de fósforo para criar o espaço entre as tábuas e fixamos, temporariamente, com fita adesiva. Ao fazer esse processo observamos que nossa parede era torta e precisamos cortar uma tábua, ou seja, recuamos a parte de baixo da tábua em 1 cm. 


Passo 3: Fixação das tábuas

Para fixar as tábuas na parede usamos adesivo PU40. Aplique o adesivo ao longo da tábua e faça uma leve pressão contra a parede para fixar. Você vai começar a ver sua parede ripada tomar forma, isso é muito legal.

ESPAÇAMENTO: Como mencionado, usamos palitos de fósforo para fazer os espaçamentos entre as tábuas do shiplap, mas você pode usar moedas, espaçadores de piso, entre outros. 


Passo 4: Pintura do shiplap

Após colar as tábuas, removemos os palitos de fósforo e começamos a pintar. Para nosso painel ripado usamos tinta acrílica a base d'água na cor Noite Escura da Sherwin Williams. 
DICA: Para o acabamento ficar perfeito, antes de colar as tábuas, pinte a parede com a mesma cor escolhida para o shiplap. Assim você também reduz o tempo ao pintar os espaços entre as tábuas. 


Passo 5: Acabamento

Aqui utilizamos duas ripas de madeira garapeira, sendo cada uma com 1 cm de espessura e 6 cm de largura. Ambas no comprimento da parede. Para a ripa que segue as tábuas de MDF precisamos colar pequenas chapas de mdf ao longo da madeira e assim sobrepor as tábuas.  Isso foi necessário, pois nossa parede é torta (veja com detalhes no vídeo). Colamos a ripa com PU40.
A segunda tábua fixamos com suporte invisível e adesivo PU40.   


FICOU LINDO DE VER
Vencidos todos os passos, nem acreditamos de como ficou lindo esse shiplap. O quarto ficou incrível e com personalidade. Conta para gente o que achou desse DIY e se você faria na sua casa. Se gostou, compartilha com quem está precisando dar uma cara nova para um cômodo da casa. Obrigado.


Vem ver o vídeo montando o shiplap:

Veja também:

0 comentários