Como fazer cold brew coffee | Café passado a frio

By Mary Riguetti - 9/26/2018 09:34:00 AM

como fazer café gelado
Tenho guardada na memória a época em que era acordada pelo cheirinho do café do meu pai ou quando meu avô torrava e moía seus próprios grãos, no fundo do quintal. Que lembrança boa! Hoje eu cresci e essa paixão também, por isso vou compartilhar com vocês a minha forma preferida de fazer o cafezinho, que é a extração a frio: cold brew coffe.

Ainda pouco conhecido pelos brasileiros, o cold brew coffee, ou café extraído a frio, causa certa estranheza, mas após o primeiro gole a paixão é inevitável.

Apesar da demora para ficar pronto, o café gelado é fácil de preparar e dura um bom tempo na geladeira. Você pode fazer em grande quantidade e ir bebendo durante toda a semana.

A grande vantagem deste método é ter um café super saboroso, de baixa acidez, bem aromático, refrescante e pronto para ser tomado quando der vontade.

Como fazer cold brew coffee

A receita é muito simples e pode ser adaptada ao seu paladar. Você vai precisar de:

  • 1 xícara (80 g) de pó de café de boa qualidade
  • 4 xícaras (1 litro) de água
  • 1 coador de pano ou papel
Modo de preparo:
Em um recipiente de vidro misture o pó de café com a água e deixe descansar em geladeira por cerca de 12 horas. Após esse tempo, filtre o café e está pronto o seu cold brew coffee. Se desejar, adoce na hora de tomar.

O café gelado dura até uma semana na geladeira sem perder seu sabor original e pode ser consumido puro, com gelo ou com leite. Também pode ser usado para preparar drinks alcoólicos e é uma delícia para quem não abre mão do cafezinho, mesmo no verão.
como fazer cold brew coffee

Café e filme 

Para apreciar seu café sem presa, só sentindo o aroma e o saber inigualável, nem tire o pijama. Arrume o sofá mais confortavelmente possível e escolha algo para assistir enquanto relaxa. Se estiver sem ideias, separamos para você uma seleção com 3 dicas de filmes encontrados na Netflix ;)

Veja também:

9 comentários

  1. Olá! Tem alguma moagem mais indicada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, a moagem indicada é aquela mais grossa, para prensa francesa, sabe?
      Mas pode ser feito tranquilamente com o café comum, já que será coado no final.

      Excluir
  2. Miga, eu achei lindo tudo mas o medo não me deixa fazer não haha
    Vou ver se alguém em casa topa experimentar isso, é super fácil de fazer e rende bastante.
    De repente eu encare quando o sol estiver dominando.

    Obrigada pela dica

    Abraços de luz
    www.blogdella.com

    ResponderExcluir
  3. Que a verdade seja dita: EU NEM SABIA O QUE ERA COLD BREW COFFEE!!!

    Depois de ler seu post, percebi que é a coisa mais simples de todas!!! Ehe!

    Só tomo café sem cafeína, então vou tentar fazer minha versão!
    Adorei o post e conhecer seu blog!

    www.meliuz.com.br/desafio/2018/p/Abelanofera -Clicando nesse link, você vota na minha apresentação do Desafio Méliuz 2 e concorre á um Iphone X!
    A Bela, não a Fera | A Bela, não a Fera no Youtube

    ResponderExcluir
  4. Adorei a dica! Eu sou a louca do café com leite e queria ter um estômago bom para poder beber café todos os dias hehehe
    Fiquei curiosa para saber como seria esse café gelado. Parece ser uma boa opção para o verão e o legal é que é bem simples de fazer.
    Vou tentar fazer ele aqui casa.

    ResponderExcluir
  5. Menina, a última vez que eu inventei de fazer café gelado passou longe desse que você ensinou, além de ter me deixado dois dias acordada hahaha. Adorei a receita. Nem gosto tanto de café, mas pelas fotos ele parece tão gostoso hehe. Vou tentar fazer para a semana quer vem :)

    ResponderExcluir
  6. Oii! :)
    Menina do céu, eu amo café! Gosto de bebidas geladas que incluem café, mas nada parecido com essa receita. Não sei se irei gostar, mas vou testar!

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Eu não gosto muito de café, tomo só se for aqueles que tem chocolate junto ou gosto mais fraco, hahah Mas esse está tão bonito que tô me sentindo tentada a experimentar, hahah
    Quem sabe um dia...
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
  8. Eu não bebo cafá de jeito nenhum por achar ruim. hahaha Mas assim parece que fica como um chá, não é? O gosto varia muito para o café quente? Vou pedir para alguém aqui em casa testar para eu experimentar. xD

    ResponderExcluir