Como fazer cold brew coffee | Café passado a frio

By Mary Riguetti - 9/26/2018 09:34:00 AM

como fazer café gelado
Tenho guardada na memória a época em que era acordada pelo cheirinho do café do meu pai ou quando meu avô torrava e moía seus próprios grãos, no fundo do quintal. Que lembrança boa! Hoje eu cresci e essa paixão também, por isso vou compartilhar com vocês a minha forma preferida de fazer o cafezinho, que é a extração a frio: cold brew coffe.

Ainda pouco conhecido pelos brasileiros, o cold brew coffee, ou café extraído a frio, causa certa estranheza, mas após o primeiro gole a paixão é inevitável.

Apesar da demora para ficar pronto, o café gelado é fácil de preparar e dura um bom tempo na geladeira. Você pode fazer em grande quantidade e ir bebendo durante toda a semana.

A grande vantagem deste método é ter um café super saboroso, de baixa acidez, bem aromático, refrescante e pronto para ser tomado quando der vontade.

Como fazer cold brew coffee

A receita é muito simples e pode ser adaptada ao seu paladar. Você vai precisar de:

  • 1 xícara (80 g) de pó de café de boa qualidade
  • 4 xícaras (1 litro) de água
  • 1 coador de pano ou papel
Modo de preparo:
Em um recipiente de vidro misture o pó de café com a água e deixe descansar em geladeira por cerca de 12 horas. Após esse tempo, filtre o café e está pronto o seu cold brew coffee. Se desejar, adoce na hora de tomar.

O café gelado dura até uma semana na geladeira sem perder seu sabor original e pode ser consumido puro, com gelo ou com leite. Também pode ser usado para preparar drinks alcoólicos e é uma delícia para quem não abre mão do cafezinho, mesmo no verão.
como fazer cold brew coffee

Café e filme 

Para apreciar seu café sem presa, só sentindo o aroma e o saber inigualável, nem tire o pijama. Arrume o sofá mais confortavelmente possível e escolha algo para assistir enquanto relaxa. Se estiver sem ideias, separamos para você uma seleção com 3 dicas de filmes encontrados na Netflix ;)

Veja também:

0 comentários