Receita macarrão com calabresa e molho de tomate
Receita vencedora do concurso Grandma's Chef, da Deli&co.
Sabe quando você vai para a cozinha preparar um prato e os perfumes dos ingredientes ativam sua memória e em segundos vem aquele sentimento bom?
Esse cheiro de infância vem do macarrão com calabresa da vó Maria Cândida, chamada pelos filhos e netos carinhosamente de Candinha.
Ela era uma grande mulher, não em tamanho, mas nem sua estatura franzina escondia uma pessoa forte, batalhadora e apaixonada pela sua família.
Lembro que as tarde na casa da vovó eram sempre acompanhadas de histórias, como João e Maria. Essa era sua favorita.
Outra coisa que nunca faltava eram os bolinhos de chuva ou de polvilho e muito amor. Quando o sol começava a se por e nossos pais estavam chegando para nos buscar, a Candinha já começava a preparar o jantar.
“Imagina, sair daqui sem comer, vai ficar com fraqueza. Espera que a vó vai fazer um macarrãozinho”.
Foi assim, com todo esse cuidado, que o macarrão com calabresa da Candinha virou tradição e toda vez que faço a receita, lembro com saudade daquela época que não volta mais.
Ingredientes:
500 g linguiça calabresa1 cebola média cortada em cubinhos
2 dentes de alho 1 lata de tomates pelados
1 Pitada açúcar sal e pimenta a gosto
500 g macarrão penne ou espaguete
Modo de preparo:
Comece ralando a calabresa em um ralo grosso, de forma que quase fique moída. Frite-a em sua própria gordura até ficar bem sequinha. Descarte o excesso de óleo e reserve.Refogue a cebola e o alho até ficarem dourados, depois adicione os tomates pelados, incluindo o líquido, a pitada de açúcar e deixe apurando em fogo baixo, até desmanchar.
Misture a calabresa previamente frita e cozinhe por mais uns 5 minutos. Prove o sal, geralmente não é necessário salgar.
O macarrão não tem segredo, basta cozinha-lo por 7 minutos em água fervente e salgada, escorrer e misturar ao molho. Bom apetite.
0 comentários