Que tal uma vida sem bebida alcoólica? Sober Living vira tendência mundial

By Luiz Fernando - 3/11/2019 10:04:00 PM

sober-living
Você já imaginou-se participando do churrascão com os amigos e não beber uma gota de cerveja ou aquela caipirinha? Difícil? Pois é, após longos anos seguindo o curso natural da vida regada a bebida alcoólica, decidimos testar algo diferente. Gostamos de desafios e este foi um dos maiores, o de não ingerir bebida alcoólica nos rolês e seguir uma "sober living".

O mais interessante foi descobrir, que essa tal de vida sóbria está virando tendência. Em dezembro de 2018, a rede social Pinterest publicou suas tendências de busca para 2019 (trends). Pasmem, no setor Saúde e Bem Estar, o volume de busca do termo Sober Living cresceu 746%. Uma vida sem álcool, você acredita?

Eu não acreditava - "O que? Me divertir sem tomar uma cerveja? Tá louco!" Mas é possível.

PRIMEIRO DEGRAU, O MEDO

Tenta buscar lá no fundo da memória, a primeira sensação de medo que você recorda. A minha foi quando ganhei minha primeira bicicleta. Eu achava que era só montar e sair andando, caí e veio o receio, mas hoje eu sei andar de bicicleta. Sair para algum evento de lazer sem beber é a mesma coisa. Temos medo do que pode acontecer, mas você aprende a viver novamente.

Uma vida sóbria

O DESAFIO

Claro, não bebíamos todos os dias, mas mudança de hábito é temerosa. O primeiro churrasco sóbrio fui divertido, na hora que chegamos na casa dos amigos, comentamos: "Ambiente hostil à frente", em tom de brincadeira. A noite foi como as outras, conversamos, brincamos, comemos e fomos para casa, não estava focado em beber, queríamos estar próximos de quem gostamos.
Porém manhã, ahh, a manhã! Sem dor de cabeça ou vontade de ficar na cama com gosto de cabo de guarda-chuva na boca.     

QUAL O MOTIVO?

Desde bem jovens somos do grupo dos que saiam muito e também bebiam bastante. Porém, essa química de festas + bebida alcoólica acabou pesando com o tempo e não agradava mais. Além disso, acredito que estamos em um momento da vida, o qual nos leva a resolver outros questionamentos. Queremos nos sentir bem com nosso corpo e mente.
Apesar que quando você dá um tempo na bebida, pelo menos no nosso caso, acabamos comendo mais e agora está chegando o ponto de ter uma sober living em relação ao alimento e ao físico. Acaba que uma mudança de pensamento ecoa na nossa vida, como uma pedra no oceano.

UM PASSO DE CADA VEZ

Não sabemos se vamos continuar sem beber, mas sei que não será a mesma coisa. É diferente você ser dono dos seus atos, é diferente sair com os amigos e conversar sem a alegria da bebida.
Nesta caminhada o primeiro passo foi substituir. Aqui na nossa região tomamos muito Tererê, então levamos nossa cuia, erva e garrafinha com gelo e água para todo lado.
Mas na verdade, a primeira dica é parar, silenciar sua mente e conversar com você. Pergunte sempre: "Beber me traz felicidade?". Tente perceber o que seu corpo fala, pois ele fala.
Independente da resposta, siga seu caminho.

Veja também:

0 comentários