Resenha: conjunto de panelas de cerâmica Neoflam AENI

By Luiz Fernando - 2/18/2019 09:50:00 PM


Aqui na Casa de Aventuras, cozinhar é um momento de lazer. Mesmo em um simples almoço do dia a dia acabamos dando um toque diferente, nem que for uma pequena flor sobre a mesa. É mágico ver os alimentos se transformando e a pessoa ao seu lado sentindo o bem estar que a comida proporciona. Para isso, temos várias panelas: panelas de ferro, de alumínio e de cerâmica.

Neste post vamos falar das panelas mais usadas ultimamente por aqui, e que compramos na última Black Friday no site da Westwing. São as panelas Neoflam rosa e cinza. Escolhemos o conjunto AENI, que veio com uma panela de 18 cm (1,9L), caçarola 20 cm (2,4L), caçarola 24 cm (4,3L), caçarola rasa 24 cm (2,6L) e frigideira 24 cm.

Neste conjunto, as tampas são de vidro temperado com uma abertura no pegador para sair o vapor. Desta forma, não precisa deixar a tampa de ladinho para o vapor sair, sabe? Só tem que tomar cuidado para não queimar a mão na hora de levantar a tampa.

Também veio um par de silicone grip, ou pegador de silicone, para colocar nas alças das caçarolas.

VAMOS AO QUE INTERESSA

Usamos praticamente todos os dias a frigideira e a panela de 18 cm, e o que podemos dizer?
É como você sair de um carro popular para um top esportivo. A panela é feita em alumínio injetado e revestido de cerâmica. O que significa alumínio injetado, não sei, só sei que a panela tem uma boa espessura que mantem o calor.
Por isso, é bom cozinhar com o fogo médio/baixo, para não queimar os alimentos e até a pintura exterior da panela.
Cozinhar com este tipo de panela é diferente, pois ela é muito rápida. A segunda dica é deixar todos os ingredientes separados e cortados antes de começar a preparar a comida

GRUDA?

Usamos o minimo de óleo e não gruda gente, a Mariana fez um vídeo fritando um ovo:


CURAR É PRECISO

As panelas de cerâmica (não são da Neoflam) de um amigo nosso, não receberam o processo de cura e segundo ele, elas sempre grudam. Não podemos afirmar que este é o problema, mas é uma hipótese. Nas nossas fizemos a cura, (o processo de besuntar a panela com óleo e deixar no fogo por cerca de três minutos, como mostramos no vídeo) e nunca tivemos problemas de grudar os alimentos.

PROBLEMAS

Segundo o site do fabricante, as panelas podem ser lavadas na máquina de lavar louças. Porém, notamos uma leve alteração na tinta externa e uma até apresentou pequenos descascados.
Outra coisa: estávamos acostumados com panelas com cabos revestidos e que não esquentam e no kit veio só uma panela.
As caçarolas não tem cabo e é preciso usar o pegador de silicone para não queimar as mãos. Claro que isso é uma questão de costume.

Detalhes da caçarola:

PONTOS POSITIVOS

A panela cumpri seu papel. Ela não gruda e mantem o calor. O peso é outro item positivo, pois temos panelas de ferro e as de cerâmica são bem mais leves, o que facilita o uso diário e também são muito fáceis de ser lavadas. Além de tudo isso, o design é elegante e as corres são lindas.

Veja também:

1 comentários

  1. Menina eu ia me queimar toda hora com essa caçarola sem alça, do jeito que eu sou. São lindas as panelas, tô apaixonada.

    ResponderExcluir