DIY

Encadernação Artesanal

By Mary Riguetti - 11/22/2012 01:52:00 PM


Como faz com essa preguiça/desânimo de escrever que me assola nos últimos dias? Estou cheia de ideias e projetos, porém não consigo colocá-los em prática ou terminá-los.
O último final de semana foi dedicado a fazer um projeto trabalhoso, mas modéstia a parte, achei que super valeu à pena.

Sou doida por papelaria, se pudesse, ficaria horas comprando observando aquele monte de papéis coloridos, canetas, cartelas de adesivos fofinhos, bloquinhos e meus favoritos: os caderninhos de anotações frescurentos.

Quando criança, não podia ver um caderno que já fazia olhar de gato de botas e soltava um “mãeeee, me dáááá?” O resultado disso é uma caixa lotada de cadernos, diários e agendas, a maioria sem uso (devo ter mais de 30, tenho dó de usar).
Até hoje minha mãe me chama de #aloka das agendinhas (beijo mãe, sei que você lê o blog =P).

Em um belo dia, pesquisando sobre como montar um álbum de fotografias, encontrei um vídeo de encadernação artesanal italiana,  assisti os 40 minutos de vídeo porque gostei do sotaque dele e decidi fazer um livro, de maneira improvisada, para guardar flores secas e outros cacarecos encontrados na natureza.

Depois de costurar página por página, feitas com papel 180g amarelado, montei a capa em papel paraná + tecido bordado em ponto cruz, coloquei uma fitinha com pingente para marcar páginas e tiras de couro para fechar.

O resultado me agradou bastante, superou expectativas e estou ansiosa para começar novos projetinhos.


 Detalhe do pingente fofo em formato de chave na fita do marca páginas
 Páginas amareladas para dar um ar "antiguinho"
Uma pena enooorme que meu amor ♥ encontrou e trouxe para mim, enquanto fazia uma matéria sobre as Cachoeiras do Chuvisco – um lugar lindo que foi deixado de lado por causa da poluição e falta de segurança. As flores abaixo também são de lá *___*


Ps* Fiquei muito feliz com as visitas e comentários que o blog recebeu ultimamente. Obrigada pessoal =*



Veja também:

16 comentários

  1. Menina talentosa vc... já eu, sou um desastre para qualquer coisa artesanal... O___o'

    ResponderExcluir
  2. Ficou incrível! Eu adorei, e essa pequena chave que deu um toque tão fofo!
    Beijão e estou te seguindo! ;)

    ResponderExcluir
  3. Que lindo! Amei, ficou muito fofo. E seu blog também é perfeito, linda! Beijinhos
    Sorrisos voam

    ResponderExcluir
  4. Que liiindo, amei demais!
    Beijinhos

    Am
    http://www.vinteepoucos.com.br/

    ResponderExcluir
  5. É lindo mesmo, adorei conhecer aquelas cachoeiras, com certeza voltarei! :)

    Gente, que capricho! O seu álbum ficou mesmo uma coisa fofa, deu até vontade de fazer um também, pena que minhas habilidades para essas coisas artesanais deixem a desejar. Gostei também das flores secas, vai ficar muito bacana! Eu gosto de secar também, mas eu sempre deixo em algum livro e esqueço hahahaha!

    Gostei de conhecer o seu blog! :)

    ResponderExcluir
  6. Muito!!Muito!!lindo...nossa sério que foi você que fez? você faz incomenda também!? eu adoraria um desses haha.To te seguindo flor! me segue de volta?
    www.em-momentos-assim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim que eu melhorar as técnicas, avisarei sobre encomendas =D

      Excluir
  7. Que lindo seu caderninho! *-*
    Também amo essas coisinhas de papelaria, sou fissurada haha

    Esses dias fiz um moleskine pra mim, com folhas coloridas, so que ate hoje não terminei a capa :/ To doido querendo mostrar ele no blog, mas primeiro tenho que terminar por completo.

    E eu amei seu blog, muito lindo e ja estou te seguindo. ;)

    Dear Bella

    ResponderExcluir
  8. Eu sempre amei papel e papelaria. Quando alguém me diz que algum dia tudo vai ser só virtual eu quase piro! Rs...

    Seu caderno está perfeito. Você aprendeu muito bem, ficou profissional e lindo, parabéns!
    Beijos,
    Pâmela Rodrigues
    http://listerealize.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. QUE LINDO!
    Eu também sempre fui doida por itens de papelaria, e não tenho mais espaço aqui em casa pra guardar agendinhas, haha. Prometi a mim mesma não comprar agendas novas até que as antigas não estejam cheias, mas é difícil, porque tem cada agenda e caderninho lindos da livraria! *-*
    Eu adorei a sua agendinha, ficou um amoooor! Se fizer pra vender, sou uma compradora garantida! Ops, quebrei a minha regra de não comprar novos caderninhos, HAHA. Viu, é difícil! :D
    Beijos!
    Boa semana pra você ^^

    ResponderExcluir
  10. Ficou maravilhoso, belo trabalho. Eu tenho alguns caderninhos que ganhei de presente que são todos costurados, acho um amor. E eu amei seu blog, já estou a seguir! (:

    ResponderExcluir
  11. Que LINDO!
    Sou apaixonada por papelaria (principalmente cadernetas) e coleciono folhas secas também, mas não sei se tenho essa habilidade hahaha

    ResponderExcluir

  12. Nossa! Parabens pelo trabalho!!! Ficou Lindo...
    É uma delicia mexer com papeis e tecidos...Eu sou apaixonadíssima por encadernação artesanal. Comecei na brincadeira, fazendo cadernos para dar de presente para as amigas...
    Depois vi que poderia me render uma graninha... e agora to investindo na idéia. Estou com um pequeno negócio. Se quiserem conhecer o meu trabalho:

    www.facebook.com.br/mmatelie

    Bjus

    ResponderExcluir